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Faculdade de Medicina da USP

Pós-graduado em Cirurgia Plástica pela FMUSP

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Alimentação saudável – Resultado sobre corpo e pele

Uma alimentação saudável garante qualidade de vida, pois faz nosso corpo funcionar satisfatoriamente respondendo a todas as funções e é uma das melhores formas de prevenção para qualquer doença. Talvez você já esteja cansada de ouvir a frase “você é o que você come”, mas, não é mais do que a pura verdade. Até o estresse, a ansiedade e o humor se alteram de acordo com o que você ingere. Com uma alimentação saudável, você também pode manter uma pressão equilibrada e prevenir sintomas de menstruação, como a TPM!

Comer na rua

Hoje em dia, está cada vez mais difícil se alimentar em casa devido a correria do dia-a-dia. Muitas pessoas colocam a saúde de lado e não praticam exercícios físicos e nem se alimentam corretamente. No café da manhã prefira alimentos mais nutritivos como pães integrais, sucos naturais, frutas, cereais e iogurtes naturais.

Os lanches durante o dia são um problema para quem trabalha fora porque há apenas opções como lanches gordurosos ou há quem decida passar horas sem comer. Deixe na bolsa ou no trabalho barrinhas de cereal, frutas, sucos da fruta, biscoito de sal e outros lanches leves e nutritivos. Para você que almoça fora de casa, sempre prefira restaurantes self service onde é possível escolher os pratos que serão consumidos. Comece o almoço com um bom prato de salada, escolha uma opção de carboidrato, uma de proteína e vegetais.
Dicas para Alimentação Saudável:

  • Consuma pelo menos 5 porções de arroz e feijão durante a semana
  • Não consuma a gordura das carnes e as prepare da forma mais saudável possível
  • Evite o consumo de óleos vegetais e manteigas, limitando o consumo para apenas uma porção por dia
  • Evite ao máximo o consumo de refrigerantes e sucos industrializados
  • Faça alimentos com menos sal
  • Beba 2 litros de água diariamente
  • Não pule suas refeições e coma de 3 em 3 horas
  • Evite o consumo de embutidos e queijos amarelos
  • Faça pelo menos 30 minutos de exercícios físicos diariamente

Como prevenir a acnes?

Ter uma pele lisinha, livre de cravos e acnes, é o que muitas mulheres desejam. Mas isso depende também de um bom ritual alimentar. As alterações hormonais são as principais responsáveis, principalmente na adolescência. Contudo, a boa alimentação, associada a um estilo de vida saudável, pode amenizar o problema.

A alimentação mais recomendada para evitar a acne são os vegetais crus, frutas, legumes, leite e derivados magros. Beber muito líquido é uma outra boa medida para manter a pele hidratada. Isso porque a hidratação se dá de dentro para fora. Alimentos ricos em gorduras são os principais causadores de acnes. Evitar o consumo de alimentos ricos em gordura saturada, como carne bovina e suína, carboidratos e chocolates são dicas fundamentais para se ter uma pele saudável, pois esse tipo de gordura favorece a obstrução das glândulas sebáceas, piorando as lesões.

Confira abaixo alguns hábitos e atitudes diárias que poderão ajudar na sua prevenção do envelhecimento da pele:

  • Manter uma alimentação saudável, equilibrada a base de frutas, legumes, verduras e carnes brancas, evitando alimentos gordurosos e industrializados;
  • Evite ou reduza o consumo de açúcar (sacarose) e de açúcar simples, devido seu efeito nefasto sobre o sistema digestivo e pela sua ação acidificante no sangue tende a criar problemas cutâneos, principalmente quando combinado com alimentos muito gordurosos, que impede a pele de respirar adequadamente;
  • Ingerir cerca de 2 litros de água por dia ajuda a hidratar a pele de dentro para fora, além de purificar o organismo;
  • Praticar atividade física ao ar livre, pois ajuda a levar sangue e nutrientes à pele e tonificando os músculos;
  • Dormir em média 8 horas de sono todas as noites;
  • Evite fumar. Fumar destrói a vitamina C, que mantém as fibras de colágeno presas à pele e a pele presa ao tecido adiposo subjacente, além de aumentar os radicais livres no organismo;
  • Evitar bebidas alcoólicas;
  • Limpar, tonificar e hidratar a pele no mínimo 2 vezes ao dia adequados ao seu tipo de pele;
  • Utilizar filtro solar, mesmo em dias nublados ou chuvosos;
  • Aprenda a descontrair-se e a levar a vida com menos seriedade. Sorria mais – quando estamos mais tensos toda pele fica mais enrugada e com aspecto mais velho.

Como anda o seu intestino?
Manter o intestino funcionando bem é outra estratégia para deixar a pele bonita. Logo, deve-se acrescentar à rotina de alimentação preparações que contenham fibras, como a aveia.
Se o seu intestino não estiver funcionando bem, nenhum dos tratamentos que você fizer para a pele terá uma boa resposta. Ele é o responsável por absorver todos os nutrientes que ingerimos e fazê-los entrar no nosso corpo.

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