l

Faculdade de Medicina da USP

Pós-graduado em Cirurgia Plástica pela FMUSP

Membro Titular da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica

Posts Recentes
Seg - Sex: 08:30h - 17:30h Sábado e Domingo - FECHADO
Entre em contato
Atendimento Whatsapp
Consolação - São Paulo - Brasil

Limpeza de pele ( como fazer em casa, dicas, frequência, produtos naturais)

A limpeza de pele tem como objetivo fazer uma desintoxicação superficial e profunda, facilitando a saída de microrganismos prejudiciais à saúde dos tecidos, removendo os cravos, o excesso de oleosidade, entre outras impurezas que ficam na pele. Seus benefícios são super importantes tanto para a beleza quanto para a saúde da pele, pois o procedimento ajuda a desobstruir os poros, prevenindo algumas doenças de pele e melhorando a aparência do rosto.

Contudo, quando pensamos em limpeza de pele em casa, a primeira coisa que vem à mente é: espremer os cravos e espinhas. Porém, esse não é o caminho adequado. Extrações de cravos devem ser feitas apenas por profissionais. Sendo assim, nada de querer espremer sua pele, você pode acabar causando manchas no seu rosto e ficando com marcas difíceis de remover.

Ao decidir fazer a sua limpeza de pele, é importante não se prender apenas ao passo da limpeza. Existe toda uma rotina que você deve fazer para que o efeito seja o desejado, uma pele limpa e bem cuidada. Confira o passo a passo para fazer uma limpeza de pele completa em casa:

Esfoliação: A esfoliação deve ser feita com um esfoliante suave, especialmente no rosto. Evite produtos com grânulos muito grossos e não faça força ao aplicar e massagear o produto.

Limpeza: Aplique o gel, sabonete ou tônico de limpeza profunda com auxílio de um pad de algodão, removendo completamente as impurezas.

Tonificação: Para que a sua pele se mantenha hidratada e se recupere da ação da limpeza e esfoliação, é essencial fazer a aplicação de um tônico hidratante ou uma água termal. Mesmo as peles oleosas devem fazer esse passo, porém com produtos específicos para esse tipo.

Proteção: Não se esqueça de que uma pele bonita é uma pele protegida dos raios UV. Nunca deixe de aplicar o protetor solar após limpar sua pele e antes de sair de casa.

Você pode fazer esse passo a passo de limpeza uma vez por semana, ou conforme a orientação do seu dermatologista. Para o dia a dia, é recomendado limpar a pele e hidratá-la ao menos uma vez pela manhã e uma vez antes de dormir. Lembrando sempre que remover a maquiagem antes de ir para a cama é essencial para manter sua pele livre do acúmulo de resíduos, pois isso é uma das principais causas do aparecimento dos cravos.

Receitas de limpeza de pele caseira
Outra opção para fazer o procedimento de limpeza em casa em vez de contratar os serviços de um dermatologista ou esteticista são as receitas caseiras. Porém, vale ressaltar que é importante sempre consultar os especialistas, pois a limpeza de pele profissional pode surtir resultados diferentes e, em muitos casos, mais eficazes que a limpeza caseira.

Receita 1
Lave o rosto usando um sabonete neutro e seque bem com uma toalha. Em um recipiente, misture:

1 gema de ovo;
1 colher de mel;
½ colher de farinha de trigo;
½ copo de iogurte natural.
Mexa bem até que a mistura fique homogênea. Molhe um pedaço de algodão na mistura e vá passando devagar no rosto, até que fique todo coberto. Não aplique a mistura nos olhos e os lábios. Deixe agir por 20 minutos e depois retire a máscara lavando o rosto com água.

Receita 2
2 colheres de sopa de Mel
1 colher de sopa de Óleo de Amêndoas
1 colher de sopa de Farinha de Aveia

Misture tudo em um recipiente, até obter uma pasta cremosa, e aplique no rosto com as pontas dos dedos. Deixe agir por 15 minutos e retire em seguida, utilizando água corrente.

Deixe um comentário