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Faculdade de Medicina da USP

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Autoconfiança (como recuperar e aumentar)

Você sabe o que é autoconfiança?
Autoconfiança é a convicção que uma pessoa tem, de ser capaz de fazer ou realizar alguma coisa. O termo, que é típico da literatura terapêutica e de autoajuda, é muitas vezes usado como sinônimo de autoaceitação.

A falta de confiança pode surgir depois de experiências mal sucedidas. Muitas vezes nem é necessário um grande fiasco para que sua autoconfiança vá por água abaixo, às vezes pequenas frustrações acumuladas podem minar a confiança. Muita gente está passando ou já passou por momentos de baixa autoconfiança e isso é normal, o importante é não deixar que isso seja um gatilho para algo mais grave, como a depressão, por exemplo. Por isso, vamos te ajudar com cinco dicas de como recuperar e aumentar sua autoconfiança no dia-a-dia de forma fácil.

1- Faça alguma coisa que você esteja procrastinando para fazer
O que está na sua lista de afazeres há muito tempo? Faça esta atividade logo pela manhã, e tire-a do caminho. Você vai se sentir bem em relação a si mesmo.

2- Seja grata
Acredite no poder da gratidão. Ser grata pelo que você tem na vida, pelo que os outros lhe deram, é uma atitude de humildade… Essa também pode ser uma atitude muito positiva e gratificante que irá melhorar a sua autoimagem.

3- Defina um objetivo pequeno e alcance-o
Muitas vezes as pessoas cometem o erro de definirem um objetivo muito difícil e então, quando elas falham, elas se desanimam. Ao invés disso, almeje algo muito mais viável, alcançável. Defina uma meta que você sabe que pode alcançar e, então, alcance-a. Você vai se sentir bem com isso! Depois defina outro pequeno objetivo e alcance-o. Quanto mais você conseguir alcançar pequenas metas, melhor preparado você estará e melhor você se sentirá. Em breve você estará definindo objetivos maiores (mas, ainda alcançáveis!) e certamente os alcançará.

4- Tenha atitudes positivas
Mais do que apenas pensar positivo, você tem que colocar esses pensamentos em ação. A ação, na verdade, é a chave para desenvolver a autoconfiança. Uma coisa é aprender a pensar positivo. Mas quando você começa a agir assim, você muda a si mesmo. Uma ação de cada vez. Você é o que você faz e, então, se você mudar o que você faz, você mudará o que você é. Aja de forma positiva. Ao invés de somente falar a si mesmo que você não pode, vá lá e faça! Seja positivo. Fale com as pessoas de uma forma positiva, colocando energia positiva em suas ações. Em breve você vai começar a notar uma boa diferença.

5- Conheça seus pontos fortes
Nossa autoconfiança precisa ser constantemente estimulada e reforçada. Para isso, a primeira coisa a ser feita é ter consciência de suas qualidades. Porque todas nós temos muitas! Mesmo se, às vezes, tentamos nos convencer do contrário. Liste suas 20 principais qualidades (não, 20 não é muito). Todos os assuntos devem ser incluídos: amorosos, profissionais, intelectuais, esportivos, físicos, psicológicos… Se precisar, peça ajuda às pessoas mais próximas, o que também será benéfico para saber porque eles gostam de você.

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