l

Faculdade de Medicina da USP

Pós-graduado em Cirurgia Plástica pela FMUSP

Membro Titular da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica

Posts Recentes
Seg - Sex: 08:30h - 17:30h Sábado e Domingo - FECHADO
Entre em contato
Atendimento Whatsapp
Consolação - São Paulo - Brasil

E quando a gravidez vem depois da Abdominoplastia

Primeiro preciso te explicar corretamente o que é a Abdominoplastia. Ela consiste em um método que retira o excesso de pele da região abdominal, remodelando o corpo e deixando a barriga “lisinha”. Normalmente, quem procura essa cirurgia são pessoas que perderam muito peso e a pele, que antes era bem esticada, ficou flácida. Mulheres que passaram por gestação também têm esse problema de flacidez.

 

Mas a dúvida em questão é: Fiz a cirurgia e engravidei. E agora? A Abdominoplastia não vai causar problemas na gravidez, nem a mulher e nem o bebê serão prejudicados. Porém, os resultados obtidos em alguns casos são perdidos, pois a pele vai esticar novamente e naturalmente vai acontecer um acúmulo de gordura na região abdominal.

Dessa forma, a cirurgia é indicada para mulheres que não queiram mais passar por uma gravidez, porque provavelmente elas teriam que passar por uma nova cirurgia. Mesmo a pele sendo incrivelmente flexível, pessoas que passaram por abdominoplastia já têm um histórico de flacidez, por isso é arriscado “esticar” a pele novamente.

 

Quanto tempo devo esperar para engravidar depois da Abdominoplastia?

 

O tempo mínimo de intervalo que deve-se ter entre a Abdominoplastia e a gravidez é de um ano. Como essa é uma cirurgia bastante invasiva, esse tempo garante uma boa cicatrização e recuperação da pele. Quanto maior for esse intervalo, mais a cicatriz vai ficar “elástica” e acompanhar o crescimento da pele. O uso de protetor solar nas cicatrizes é indispensável, já que durante a gravidez acontece a hiperpigmentação – escurecimento da pele.

 

Em geral, durante a gravidez a pele ganha mais elasticidade graças aos hormônios progesterona e lactogêneo-placentário, mas mesmo assim a gestante pode acabar sentindo um pouco de dor onde foram dados os pontos. É importante que nesses casos, a gestante mantenha uma alimentação leve e saudável, para não acabar engordando mais do que o necessário.

 

Quer saber mais informações sobre a cirurgia?

 

  • A extensão do corte depende da técnica escolhida e da quantidade de pele a ser retirada.
  • Cada caso é um caso, por isso o cirurgião analisa as necessidades de cada paciente e a melhor alternativa para ele.
  • Há ocasiões, em que é retirada uma grande quantidade de pele, que é necessário transplantar o umbigo ou até remodelado, em sua forma e tamanho. Visando manter a melhor estética possível da área, de acordo com as características físicas de cada um.
  • A cirurgia de abdominoplastia dura, em média, duas ou três horas, e o paciente permanece no hospital por 12 a 24 horas.
  • Após a alta, é necessário seguir uma série de recomendações médicas para a correta recuperação do organismo, como permanecer com drenos por cerca de sete dias, realizar dez sessões de drenagem linfática. Além de utilizar cinta cirúrgica por cerca de dois meses e não tomar sol na cicatriz por seis meses.
  • Os resultados da abdominoplastia só podem ser observados de três a seis meses após a cirurgia, quando o inchaço da região desaparece e a cicatrização já está mais evoluída.
Deixe um comentário