l

Faculdade de Medicina da USP

Pós-graduado em Cirurgia Plástica pela FMUSP

Membro Titular da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica

Posts Recentes
Seg - Sex: 08:30h - 17:30h Sábado e Domingo - FECHADO
Entre em contato
Atendimento Whatsapp
Consolação - São Paulo - Brasil
Image Alt

Bichectomia

A bichectomia ou lipoplastia facial, é uma cirurgia feita  para retirar parcialmente a bola de Bichat, que é um tecido gorduroso localizado nas bochechas. Essa remoção faz com que as bochechas fiquem menores, dando uma aparência de rosto mais magro e alongado.

Geralmente a cirurgia é realizada em um paciente sob sedação, usando anestesia local ou geral, dependendo das condições do paciente. É feita uma incisão na boca (um corte de 1 a 4cm), em direção à parte posterior da cavidade bucal, próxima ao segundo molar superior e outra incisão através do músculo bucinador, por onde o excesso de tecido será retirado.

A bichectomia é uma cirurgia simples, que dura aproximadamente 1 hora e os pontos feitos para o fechamento do corte podem ser do tipo absorvíveis , por isso não precisam ser retirados. Já no caso dos pontos normais, a remoção deve ser feita 7 dias após o procedimento.

Quando o paciente sai do consultório, o ideal é fazer compressas de gelo nos 2 primeiros dias para amenizar o inchaço, que deve aparecer juntamente com alguns hematomas e um pouco de dor.

Ainda nestes dois primeiros dias, a alimentação deve ser líquida e é preciso fazer uso de faixas de compressão faciais para diminuir o edema e evitar hematomas. É importante manter o repouso nas primeiras 24 horas e não fazer muito esforço nos 7 primeiros dias.

Durante a recuperação o médico prescreve anti-inflamatórios e analgésicos para dor e é fundamental manter a higiene bucal seja para evitar possíveis infecções.