l

Faculdade de Medicina da USP

Pós-graduado em Cirurgia Plástica pela FMUSP

Membro Titular da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica

Posts Recentes
Seg - Sex: 08:30h - 17:30h Sábado e Domingo - FECHADO
Entre em contato
Atendimento Whatsapp
Consolação - São Paulo - Brasil
Image Alt

Mastectomia Masculinizadora

A mastectomia masculinizadora é a cirurgia plástica feita para dar uma aparência masculina ao tórax de uma mulher ou, ainda, em homens que tenham seios mais desenvolvidos.

Nesta cirurgia é feita a retirada das mamas, usando diferentes técnicas, conforme a decisão do cirurgião plástico e dependendo do tamanho e do tipo dos seios de cada pessoa. No caso de mamas pequenas, a retirada da glândula mamária pode ser feita por meio pela aréola, deixando a cicatriz ao redor dela. O tecido mamário também é retirado e pode ser feita uma lipoaspiração para ajustar a área do tórax. Já em mamas maiores, pode ser feita a incisão pelo sulco inframamário, com a cicatriz ficando abaixo do músculo peitoral. O excedente de pele é retirado e a aréola e o mamilo são reposicionados.

A cirurgia leva entre 1 e 4 horas e tem os mesmos riscos que qualquer outra cirurgia, como sangramentos e hematomas.

A alta do hospital acontece no mesmo dia ou no dia seguinte à operação.  O paciente sai do centro cirúrgico com curativo fechado e uma malha compressiva que deve ser usada por um mês. Ela deve ajudar na acomodação da pele, na redução do inchaço e na prevenção de secreções. Apenas em alguns casos o paciente precisa usar um dreno para evitar o acúmulo de líquido nas mamas, mas ele é retirado após alguns dias da cirurgia.

Uma boa recuperação para a cirurgia depende do pós-operatório bem feito. Não é permitido que se faça atividades físicas ou movimentos bruscos com os braços durante 30 dias. O médico prescreve antibióticos e analgésico para aliviar a dor e os curativos devem ser feitos no consultório do cirurgião dois dias após o procedimento.

A cicatrização pode levar de um a dois anos e pode contar com a ajuda de lasers, fitas de silicone e medicamentos. É comum a marca ficar mais avermelhada nos primeiros dois meses e com o tempo ela clareia.

Ah, uma dieta bem balanceada também ajuda a ter uma recuperação mais tranquila 😉 .