l

Faculdade de Medicina da USP

Pós-graduado em Cirurgia Plástica pela FMUSP

Membro Titular da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica

Posts Recentes
Seg - Sex: 08:30h - 17:30h Sábado e Domingo - FECHADO
Entre em contato
Atendimento Whatsapp
Consolação - São Paulo - Brasil
Image Alt

Otoplastia

A otoplastia é indicada para correção de deformidades da orelha, dentre elas, a mais comum é a “orelha de abano”, em que a borda lateral é mais distanciada da cabeça e a dobra interna menos acentuada.

A idade ideal para essa cirurgia é a partir dos 6 anos, quando a orelha já alcançou o tamanho final de crescimento. A cicatriz da otoplastia é imperceptível e fica escondida nos sulcos atrás da orelha.

O tipo de anestesia depende da idade do paciente e fica a critério do médico. Pode ser geral ou local com sedação. A cirurgia dura aproximadamente 90 minutos e a internação varia entre 12 e 24hs, a depender da anestesia utilizada e da recuperação do paciente.

Geralmente não há dor no pós-cirúrgico e, caso ocorra, é facilmente sanada com o uso de analgésicos. É comum o edema (inchaço) e hematoma, regredindo naturalmente em aproximadamente 20 dias.

A recuperação pós-cirúrgica é rápida, não limitante, necessitando de aproximadamente 3 dias para retomar atividades profissionais leves ou volta às aulas. O retorno às atividades físicas é gradual, em torno de 3 semanas e 2 meses para esportes de contato físico. Nos primeiros dias é utilizado um curativo em formato de capacete que envolve toda a orelha para evitar traumas locais. Após esse período é aconselhado o uso de faixa elástica para proteção.

O resultado final da cirurgia é atingido por volta do sexto mês, dependendo dos cuidados pós-cirúrgicos e da resposta corporal.