l

Faculdade de Medicina da USP

Pós-graduado em Cirurgia Plástica pela FMUSP

Membro Titular da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica

Posts Recentes
Seg - Sex: 08:30h - 17:30h Sábado e Domingo - FECHADO
Entre em contato
Atendimento Whatsapp
Consolação - São Paulo - Brasil
Image Alt

Rinoplastia

A rinoplastia é indicada para correção de desproporções do nariz, deve obedecer o equilíbrio estético e preservando a naturalidade e autenticidade do rosto, podendo ser associada à cirurgia funcional (septoplastia, turbinectomia), que visa corrigir problemas respiratórios.

É importante salientar que cada pessoa possui características genéticas muito particulares, com diferentes tipos de pele, cartilagem e formação óssea. Não é possível, portanto, escolher um modelo de nariz que não se enquadre com o perfil do paciente, mas sim corrigir e tornar mais harmônico o próprio nariz.

As cicatrizes da rinoplastia podem ser internas ou externas, dependendo da necessidade, porém, sempre com pequenas incisões. Nos casos em que haja necessidade de corrigir as asas nasais, as cicatrizes ficam nos sulcos e em poucos dias tornam-se bastante discretas.

A anestesia normalmente utilizada é a geral, lembrando que é o médico quem indicará a melhor anestesia para cada paciente. A cirurgia dura aproximadamente de 2 a 3 horas e a internação pode durar entre 12 e 24hs, a depender da anestesia utilizada e da recuperação do paciente.

No pós-operatório utiliza-se um curativo de acrílico que envolve e protege o nariz por aproximadamente 7 a 10 dias. Geralmente não há dor no pós-cirúrgico e, caso ocorra, é facilmente sanada com o uso de analgésicos.

É comum o edema (inchaço) e hematoma, regredindo gradativamente com o tempo. Também podem ocorrer falta de ar e pequenos sangramentos nas primeiras horas, considerado normal e absorvido por um curativo.

A recuperação pós-cirúrgica é tranquila, necessitando de aproximadamente 15 dias de repouso, antes de voltar às atividades profissionais leves. O retorno às atividades físicas é gradual, em torno de 1 mês para atividades menos intensas. É recomendado evitar exposição prolongada ao sol por 90 dias.

Na rinoplastia há diversas fases de pós-cirúrgico, que vão desde a retirada dos curativos após a primeira semana, passando por um período de edema e hematoma nos três primeiros meses. Lembramos que cada paciente tem uma resposta diferente do organismo, podendo ser maior ou menor essas fases. Por isso é importante poder contar com uma equipe capacitada e acolhedora para ajudar o paciente em possíveis períodos de ansiedade. O resultado pós-cirúrgico definitivo é atingido por volta do sexto mês.